quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Todos nós temos tireóide

Sim, uma frase tão certas para uns quanto duvidosa para outros. É comum em consultórios os pacientes chegarem e nos dizerem que tem tireóide. Na verdade a glândula tireóide é um órgão presente  em todos os seres humanos (menos quando nascem sem ou retiram por cirurgias). Se localiza na região cervical anterior (bem para a frente, perto da pele) abaixo do pomo de Adão ou Gogó.
Reparem que ela fica mais para perto do osso esterno do tórax do que para a parte de cima do pescoço. 

Sua função é vital para o organismo  pois é ela quem produz os hormônios tireoideanos T4 e T3. Através da ação desses que a tireóide controla o metabolismo do corpo (reações químicas, formação de componentes, crescimento, digestão) , ou seja, por  mais que ela só produza 2 hormônios o corpo todo depende suas ações.

Podem ocorrer 2 tipos de doenças de tireóide como as estruturais (nódulos, cistos, crescimento, má formação, tumores) que falaremos em outra oportunidade e as funcionais como de maior ou menor produção.

Hoje nos prenderemos à doença chamada de hipotireoidismo, caracterizada pelos baixos níveis de hormônios tireoideanos.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jnqWrrde_Fk#t=49s

A causa mais comum é uma inflamação da glândula de caráter hereditário chamada de tireoidite de hashimoto. Mais comum no sexo feminino (mais de 4 mulheres para cada homem afetado) e com a idade adulta  a doença leva a alguns sintomas característicos das doenças como:

  • Tendência a aumentar de peso (TENDÊNCIA E NÃO A RAZÃO)
  • Cansaço
  • Sonolência
  • Constipação
  • Queda de cabelos
  • Unhas fracas
  • Senir mais frio
  • Pele seca
Como se confundem com sintomas de várias outras doenças , com cansaço do dia a dia  , depressão o diagnóstico é fácil de ser feito. Uma dosagem do TSH (hormônio do cérebro) somado com o hormônio T4 em sua fração livre (T4 Livre)  pode, junto com um quadro de sintomas compatíveis, história familiar, exame físico adequado, fechar o diagnóstico.

Casos de regressão da doença são quase impossíveis e normalmente o tratamento é feito pela vida toda. Usamos a  reposição com levotiroxina sódica , que fará o papel do hormônio tireoideano, no Brasil temos várias marcas, dentre as importantes estão: Synthroid, Euthyrox, Puran T4 e Levoid. 
É muito importante seguir as orientações como usar no mesmo horário, todos os dias,  de preferência de manhã cedo, no mínimo meia hora antes do café da manhã ( e se você não toma café da manhã, deveria introduzir este hábito para não ter problemas de peso no futuro). 

Com o controle feito , TSH estabilizado, a pessoa volta a um estado de EUTIREOIDISMO (como se estivesse com uma tireóide funcionando normalmente) e a partir de um certo tempo se persistirem os sintomas acima, outra causa que não a tireóide deve ser pesquisada. 

Se você tem alguma dúvida procure seu médico, ele será mais capacitada para responder suas dúvidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário